Em comemoração aos 39 anos da empresa, José Mondardo, presidente e fundador da Duda Imóveis, compartilha um pouco da história de sucesso da imobiliária e sua visão pessoal sobre essa história, para os empreendedores ao final da matéria, José Mondardo deixou dicas valiosas . Confira:
História e Fundação da Empresa:
1) A Duda Imóveis foi fundada em agosto de 1984, na época qual era seu principal objetivo?
RESPOSTA: Na verdade, sou corretor de imóveis desde 30 de novembro de 1976, antes da Duda Imóveis tive a experiência de abrir duas imobiliárias e, a partir de 1984, resolvi “marchar no meu próprio tambor” criando a imobiliária empresa imobiliária sendo eu 100 % proprietário E o princípio básico, que também foi compartilhado por outros, sempre foi conduzir negócios honestos com a total satisfação de nossos clientes. O que ainda usamos como missão.
Agora se você me perguntar se eu imaginava chegar a essa dimensão de organização e ocupação de mercado, minha resposta seria não. Mas acredito em algo que sempre digo “sucesso gera sucesso” . Então quem tem sucesso não pode parar na fama desse sucesso alcançado, tem que gerar novos sucessos.

Inovação e Adaptação:
2) Na sua opinião, como a imobiliária Duda Imóveis consegue lidar com as mudanças e desafios ao longo desses 39 anos?
RESPOSTA: Realmente, esse é o grande segredo da Duda Imóveis porque passamos por 9 planos econômicos com forte inflação inesperada, de um dia para o outro, onde todos os contratos perderam a validade devido aos novos cálculos que precisavam ser feitos. Vamos pegar, por exemplo, um período em que a inflação chegou a 80% ao mês, enquanto hoje estamos discutindo uma inflação de 4% ao ano, então imagine esse primeiro cenário! Posso dizer então que nosso setor imobiliário sempre trabalhou muito e está em constante adaptação, pois quem está inserido no Mercado Imobiliário como o nosso, consegue continuar lendo o que realmente está acontecendo ao nosso redor, e está se adaptando como se fossem surfistas mesmo para estar na crista da onda * [ponto mais alto de uma onda] nem antes nem depois. Caso contrário, o atraso é fatal.

Prêmios e reconhecimento:
3) A Duda Imóveis conquistou o TOP OF MIND 2022 e 2023: de A Imobiliária Mais Lembrada do Sul de Santa Catarina. Quando você olha para esse reconhecimento, e percebe o quanto a Duda é uma empresa consolidada, o que você sente?
RESPOSTA: Já havíamos recebido este prêmio em 2004, 2010 e 2011. Agora 2022 e 2023 será o quinto prêmio TOP OF MIND que recebemos. Então fico muito feliz e muito orgulhoso com esse prêmio, porque trabalhamos além dos objetivos naturais de uma empresa, que é o reconhecimento da equipe e dos clientes. E receber também esse reconhecimento do mercado mexe com o coração e a mente das pessoas. De certa forma, as pessoas são apaixonadas pela nossa empresa e ao mesmo tempo sempre têm a Duda Imóveis em mente para recomendar como referência imobiliária.
Relacionamento com Funcionários:
4) Hoje a Duda Imóveis conta com cerca de 168 pessoas compondo o time de colaboradores, estagiários e corretores. Então, para você, qual é a importância dos funcionários para o sucesso da empresa?
RESPOSTA: Sempre tive a visão de que o único capital verdadeiro para uma empresa são os recursos humanos. O capital econômico não distingue, mas o recurso humano significa que há vida, dinamismo e sonhos envolvidos. Por isso costumo dizer que “ninguém é tão importante quanto todos nós juntos” , ou, “sozinho você vai rápido mas juntos vamos mais longe” . Porque sempre tivemos a ideia de ter uma equipa com disciplina, porque através da equipa formamos uma unidade e sendo uma unidade teremos muita força juntos.

Conselhos para Empreendedores:
5) Existe algum conselho ou orientação que você gostaria de compartilhar com empreendedores que estão começando seus próprios negócios e ainda estão no início de suas jornadas de negócios?
RESPOSTA: Acho que os verdadeiros valores, baseados em princípios básicos, são a família, a pátria, a humanidade, o amor ao próximo e a crença em um Ser Superior são fundamentais para quem vai empreender. E tem que ser durável. Como no caso da Duda Imóveis que hoje está 100% na segunda geração, para chegar a essas etapas a pessoa tem que trabalhar muito e ser um exemplo de referência. É preciso ter muita consistência, ambição, tolerância e, acima de tudo, ter em mente que a empresa é uma planta eterna. Onde estamos sempre plantando para colher amanhã, e aplicando isso todos os dias acordando cedo com o desafio de querer vencer e querer plantar de novo para colher novos resultados. E claro, a ambição tem que ser do norte porque senão a pessoa não viverá o futuro promissor.
Parabéns Duda Imóveis 39 anos!

Viviane G. Mondardo Pinheiro: Diretor da Duda Imóveis
Eduardo G. Mondardo: Diretor da Duda Imóveis
E escrito por: Cristhyna Martins
Revisado e Editado por: Greici Natália
- Artigo Anterior Transforme seu home office em um espaço produtivo e funcional