Confira qual é a saída pra quem não encontrou um fiador de imóvel, mas precisa garantir o pagamento correto do aluguel ao proprietário
Duda Imóveis

Uma das preocupações na hora de alugar um cantinho, é encontrar um fiador de imóvel. Felizmente, a tradicional figura do fiador de imóvel não é mais a única alternativa para quem vai locar! Para tornar tudo mais fácil, existem, atualmente, outros 4 tipos de fiança aqui na Duda Imóveis: o Seguro Fiança, o Título de Capitalização, a Carta Fiança e o CredPago.

Alternativas ao fiador de imóvel

O fiador da locação é o responsável por arcar com a dívida, caso o inquilino não cumpra com suas despesas. Pode ser pai, mãe, sogro, tio ou um grande amigo do locatário, desde que seja uma pessoa física ou jurídica com renda líquida, no mínimo, 3 vezes superior ao valor e encargos do aluguel. O fiador também deve ser proprietário de imóvel e disponibilizá-lo como garantia de pagamento no contrato de locação. Além disso, se for casado, seu cônjuge deve aceitar e assinar, “por livre e espontânea vontade”, a responsabilidade que o companheiro assumiu.

No entanto, mesmo que essa seja a modalidade mais tradicional pra fechar o contrato, não anda tão fácil encontrar alguém que esteja disposto a assumir tal compromisso. Por isso, outras 4 formas facilitadas de fiança surgem como alternativas pra quem não encontrou um fiador de imóvel.

1. Seguro Fiança

Nessa modalidade, uma seguradora “assumirá o papel” do fiador.

Para isso, é cobrada uma taxa percentual sobre o valor do aluguel mensalmente, definida por análise da própria seguradora.Essa cobrança não tem reembolso e é feita junto ao boleto do aluguel, durante todo o período da locação.

A documentação é encaminhada para análise e o retorno da carta de aprovação ou recusa pode levar de 1h a 24 horas.

Nessa modalidade, trabalhamos com as seguradoras Invest, Porto Seguro e Potencial.

2. Título de Capitalização

Nesta alternativa é previsto um pagamento único de 12 vezes o valor do aluguel. Assim é garantido ao inquilino a locação do imóvel sem qualquer burocracia e sem o fiador de imóvel. O valor pago ficará rendendo na Agência Bancária e poderá ser resgatado no final da locação, após a rescisão do contrato ser aprovada pela Duda Imóveis.

3. Carta Fiança

Algumas empresas, e as Forças Armadas do Brasil, oferecem a carta fiança para seus funcionários que desejam locar um imóvel, com ela é assegurado a imobiliária o pagamento do aluguel. Entretanto, a instituição não é a fiadora do locatário. Ela somente garante ao locador o cumprimento das obrigações firmadas no contrato de aluguel.

4. CredPago

É outra modalidade de seguro fiança, porém diferente da última, a taxa é cobrada junto à fatura do seu cartão de crédito e corresponde a 10% sobre o valor do aluguel, sendo renovado anualmente.

Além disso, paga-se uma taxa de R$120,00 referente à adesão dessa garantia, que pode ser dividida em até 3x no boleto.

A documentação necessária é apenas o CPF e o comprovante de residência e a análise demora apenas alguns segundos!

Duda Imóveis

Este artigo foi produzido pela Duda Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!