Duda Imóveis

Trabalhar de casa é uma das saídas para diminuir o contágio do novo coronavírus. Confira 9 dicas para trabalhar home office sem perder o foco:

1) Escolha o lugar ideal da sua casa para trabalhar

Na sala, na cozinha ou no quarto. Não importa. O que você precisa ter em mente quando for trabalhar de casa é que o local onde você irá trabalhar precisa ser o mais tranquilo possível e sofrer o mínimo de interferências visuais e sonoras. O que você deve evitar?

– Lugares onde haja um fluxo constante de pessoas (geralmente a galera em casa não sai da cozinha nem da sala);

– Locais onde haja barulhos constantes (perto da janela que dá para a rua ou para a casa do vizinho; perto do quintal onde o cachorro não para de latir). Evite locais barulhentos pois isso pode tirar sua concentração;

– Ficar perto de televisões, vídeo-games ou qualquer outro item que te instigue a parar de trabalhar.

Escolha um lugar mais tranquilo em sua casa e monte seu Home Office.

2) Como montar seu Home Office?

Organize um espaço semelhante com o que você tem na empresa onde trabalha. Basicamente você deve montar um cantinho com mesa, cadeira, internet, computador e agenda em mãos, além de outros materiais que sejam necessários para a conclusão do seu trabalho dia-a-dia.

Tente deixar este ambiente o mais profissional possível para que você faça com que seu mindset entenda que este é seu local de trabalho e não sua “casa”. Você precisa entender que se está ai neste ambiente é porque precisa trabalhar.

3) Deixe sua mesa e suas coisas organizadas

Como é sua mesa no seu trabalho?
Um ambiente organizado traz mais atenção e foco na hora de trabalhar. Tente deixar tudo organizado antes de ir dormir. No dia seguinte, ao acordar e ir para o batente, não preciso gastar tempo e esforço mental para arrumar as coisas, podendo usar a melhor hora do dia para ser altamente focado e produtivo.

4) Defina seus horários

Que horas você deve entrar, almoçar e sair do seu trabalho home office? Defina esses horários (e aquelas pausas para o café). Olha esse exemplo:

– Início dos trabalhos as 08h00;
– Pausa de 10 minutinhos para um café as 10h00;
– Almoço as 12h00;
– Volta do almoço as 13h30;
– Pausa para o café as 16h00;
– Trabalhar até umas 18h30.

Dessa forma você conseguirá criar pausas e organizar seus horários.

5) Se arrume

Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. Claro, não precisa colocar terno e gravata ou jeans e tênis, mas é bom estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça.

6) A hora do almoço é sagrada

Não deixe o almoço pra depois.
Defina um horário e naquele horário pare tudo que está fazendo para almoçar. Entenda uma coisa: você está trabalhando de casa!
Organize seus horários de pausa e de almoço para que você possa se alimentar, descansar um pouco a sua mente e voltar revigorado para o batente. Criar regras em home office é fundamental pra produzir melhor.

7) Faça pausas

Reserve momentos na agenda para levantar da mesa, caminhar pela casa, se alimentar e beber água. O ambiente sem interrupções facilita na concentração, então é necessário se atentar ao tempo de parada, que pode acabar negligenciado.

8) Interaja com os colegas

Para manter a humanidade do processo, também é recomendado ter atitudes um pouco mais informais para compartilhar experiências, como mandar foto da mesa de trabalho, foto do horário de almoço, fazer reuniões por vídeo no jardim de casa ou até mesmo combinar um happy hour online. O líder tem um papel importante aqui, mostrando iniciativas positivas que os colaboradores podem copiar.

9) Tenha paciência

A dica final é paciência e empatia: qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.

Quer saber um pouco mais sobre o mercado imobiliário? Acompanhe nosso canal no youtube. Lá temos um quadro chamado Duda Explica, onde tiramos as principais dúvidas dos nossos clientes e colaboradores!

 

 

Duda Imóveis

Este artigo foi produzido pela Duda Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

1º de abril: seis dicas para identificar fakenews
01 abr
Dicas

1º de abril: seis dicas para identificar fakenews

No Dia da Mentira, aprenda a verificar fakenews e não compartilhe algo sem ter certeza de sua veracidade. 1- Desconfie […]

leia mais
Quarentena: como cuidar da saúde mental nesse período
25 mar
Dicas

Quarentena: como cuidar da saúde mental nesse período

Muito tem se falado sobre as consequências da quarentena. Além de prejudicar diretamente a economia, o comércio e, principalmente, pequenos […]

leia mais