6 Dicas Infalíveis para escolher o seu imóvel ideal
Se o seu sonho é ter a casa própria e deseja que seja um lugar perfeito para viver, precisa certificar-se de que a opção pela residência está associada às suas possibilidades e necessidades, considerando também quem mora ou irá morar com você.
Para te ajudar na escolha perfeita, separamos 6 dicas a se considerar:
Imprescindível na hora de comprar um imóvel, é pensar em todos que vivem com você. Ou seja, sua família precisa ser atendida em todas as necessidades. Por tanto, considere a rotina que vocês têm.
Algumas questões para você pensar com relação a como escolher o imóvel ideal:
- Seria bacana ter uma sala espaçosa?
- Quantos quartos seria o ideal?
- Já considerou as visitas?
- O quarto do casal será uma suíte?
- Precisa de um closet?
- Você gostaria de varanda ou área gourmet?
Uma dica infalível é fotografar o ambiente por completo.
Isso pode fazer toda a diferença, visto que na hora da visita, a euforia e a agitação do momento podem dificultar em todas as questões.
Além disso, você certamente vai visitar mais de um imóvel, não é? Para não confundir nada, tire fotos ou faça vídeo.
Faça um planejamento financeiro familiar e considere questões como estrada, reformas, decorações, gastos com mudanças, possíveis compras de móveis e outros itens.
Também, pense em estipular um teto máximo para o valor da propriedade. Além disso, não esqueça dos custos com documentação e seguros que certamente serão necessários.
Qualquer empreendimento exige documentos, certo?
A falta de algo nesse sentido pode impedir que o negócio seja feito.
Se a sua compra for à vista, pode ser necessário contatar o cartório para transferir o imóvel, por exemplo.
Caso seja feito um financiamento imobiliário, é a instituição financeira que dirá qual é o processo de análise e documentação de compra. Por isso, é importante procurar os responsáveis em cada caso e garantir que tudo ocorra bem.
O local onde o seu imóvel está localizado também é importante. Isso porque a região pode favorecer ou desfavorecer o investimento, dependendo das necessidades que você já considerou lá no começo.
Agora é hora de você pensar em outras questões, como o clima da região, por exemplo. Pode ser agitado ou precisa de tranquilidade? Você ou alguém da família trabalha em casa algumas vezes e necessita de menor barulho?
Gostaria de ter lugares de lazer por perto, como barzinhos e restaurantes? Estude bem a região!
Planejar envolve pensar a longo prazo, mas é comum pensar no hoje e acabar esquecendo que futuramente algo pode mudar e trazer novas necessidades.
Além disso, não deixe de analisar que o imóvel, no futuro, pode se tornar um investimento caso queira mudar para outro lugar. Invista em um imóvel que atenda às suas necessidades hoje e que poderá atender no amanhã tanto quanto.
Agora você já sabe 6 passos para escolher o imóvel ideal. Mas não se esqueça que você pode contar com a Duda Imóveis para fechar um ótimo negócio imobiliário.
- Artigo Anterior Quais fatores influenciam na valorização imobiliária?
- Próximo Artigo Principais dicas para adquirir um imóvel em 2025