O outono chegou e nos traz uma certeza junto: será a época de chuvas, e consequentemente a elevação da umidade do ar, que nada mais é do que a quantidade de vapor de água presente na atmosfera, o que caracteriza se o tempo será seco ou úmido (quanto mais alta a umidade, maior a ocorrência de chuvas). Nos dias assim, é comum que as pessoas não se sintam bem, já que como o ar está saturado com vapor d’água, a evaporação do suor do corpo torna-se difícil, inibindo a perda de calor, que é feito através do suor, ativando também algumas alergias, como rinite e sinusite.

Mas, como esse é um blog que trata do ramo imobiliário, vamos falar de algo que conhecemos: imóveis. O que a umidade tem a ver com imóveis? Muito mais do que você pensa!

Provavelmente você já notou que nos dias úmidos, as paredes vertem água. Como fazer para amenizar esse efeito e evitar estragos maiores? Para manter seu imóvel livre da umidade e seus estragos, como bolor e fungos, siga nossas dicas!

Lugares mais pretensos a umidade

Banheiro: Um dos cômodos mais afetado quando o assunto é umidade, podendo até escurecer o teto, assim como acumular fungos no rejunte do azulejo. Depois de um banho quente, o ideal é ventilar o ambiente para que saia o vapor. Na hipótese de não existir ventilação, é contar com exaustores para retirar a umidade.

Secar as paredes com toalhas e papel, não é de grande ajuda. Se o mofo aparecer, o ideal é limpá-lo com uma esponja macia com água e sabão neutro. Cuidado ao usar alvejante e cloro, para não amarelar as superfícies. Se o mofo impregnar, a solução será descascar, lixar e passar produtos impermeabilizantes e ainda contar com a ajuda da tinta antimofo.

Cozinha: O outro cômodo preferido para os danos causados pela umidade, devido ao vapor das panelas. O ideal é deixar o ambiente sempre arejado ao cozinhar, e na incidência de estragos causados pela umidade, siga os mesmos passos do utilizado no banheiro.

Roupas: Guarda roupa fechado em ambientes úmidos, podem mofar as peças. Ao menos duas vezes na semana, abra as portas do armário para a ventilação, além de mexer as roupas nos cabides. Dentro do guarda-roupa, deixe um recipiente com desumidificador de ar (disponível em supermercados).

SE LIGA! Se você possui ar-condicionado dentro de casa, deixe-o ligado na função desumidificador por algumas horas, assim vai retirar a umidade e ajudar a se livrar do mofo. O ideal é que se faça apenas nos dias chuvosos. E lembre-se: para diminuir a umidade, deixe as portas e janelas abertas para ventilar os cômodos!