Para muitas famílias, adquirir a casa própria é um sonho! Para que não vire um pesadelo, muitos fatores precisam ser levados em consideração, principalmente a segurança da localidade em que ele se encontra, uma vez que com o índice de violência em elevação, deixar passar batido essa questão pode gerar transtorno para você e sua família e pensando nisso vamos dar algumas dicas de segurança na hora de escolher o imóvel!
Visitar o bairro em horários diferentes antes de fechar o negócio:
Após conhecer o imóvel, procure visitar e conhecer os hábitos do bairro em diferentes horários. Se a visita for durante o dia, procure passar pela localidade e seus entornos também a noite, observando em ambos como é o fluxo de pessoas, uma vez que durante o dia pode ser movimentado e a noite parecer deserto, ou ainda mal iluminada e com precariedade de serviços, o que pode afetar e limitar as atividades diárias.
Sem contar que ao conhecer o bairro a noite, descobrirá se há estabelecimentos noturnos (bares, pubs, boates), que podem causar o efeito oposto, um fluxo intenso de pessoas, perturbando momentos de descanso e lazer em família. Ou não, dependendo do perfil do comprador, esse tipo de região pode ser a ideal, caso a pessoa goste desse tipo de programação!
Busque conhecer o comércio local:
Conheça os estabelecimentos e comércios por perto, e horário de funcionamento das lojas. Observe se há academias, bancos, escolas, farmácias, restaurantes, entre outros prestadores de serviços que facilitam a rotina e otimizam o tempo, além de claro influenciar na segurança, oferecendo serviços durante a noite, com fluxo de pessoas e iluminação constante, além de alguns possuírem sistema de vigilância e segurança privada, inibindo a presença e ação de vândalos.
Converse com a vizinhança:
A melhor forma de conhecimento e avaliação, é conversando com moradores e comerciantes da região. Funcionários de padaria, farmácia e salão de beleza podem ser excelente fontes de informações! Questione sobre transito, acidentes, assaltos e presença de pessoas não confiáveis ao redor. Inclusive, esse bate-papo pode servir como parâmetro para saber se a região tem evoluído e melhorado ao longo dos anos nas questões citadas acima ou se tem sido fonte de problemas cada vez mais frequentes que só diminuem e prejudicam a qualidade de vida de quem mora na localidade.
Considere a infraestrutura do local:
Além da preocupação com a criminalidade, se informe em como é feita a coleta de lixo? É periódica? Há entulhos e dejetos que prejudicam o acesso ao local? Verifique ainda a existência de terrenos baldios nas localidades, que possam ser utilizados como fonte de despejo de lixo e entulhos, que poderão servir de abrigo e passagem para criminosos e usuários de drogas, comprometendo assim sua segurança e de sua família.
Informe-se ainda sobre os horários de transporte coletivo mesmo que não vá utilizar, uma vez que isso é um parâmetro para saber a acessibilidade do bairro, além da rotina das pessoas que trabalham perto do imóvel e pode condicionar também a movimentação de pessoas nas ruas, tornando-as vazias especialmente à noite, caso não haja ônibus ou metrô para elas se locomoverem entre os bairros ou mesmo voltar para casa, por exemplo. Busque ainda como fica o local em dias de chuva, se há alagamento, se as ruas são iluminadas.
Utilize a internet a seu favor:
Além de falar com as pessoas e verificar o sentimento de segurança que aquele lugar gera nos moradores, a internet pode fornecer alguns dados importantes. Jornais locais e redes sociais podem ter notícias e relatos sobre segurança que podem alertar a sua família.Pesquise por roubos, assaltos, sequestros e outros termos que achar relevantes. Alguns jornais e sites especializados costumam até criar um ranking das regiões mais seguras. Procure para saber se o seu futuro bairro é um deles.
- Artigo Anterior Imóvel comercial: escolha o espaço ideal para seu negócio
- Próximo Artigo Deixe seu Lar mais Aconchegante com essas Dicas