Mudar de cidade, começar uma faculdade e morar sozinho são alguns desafios enfrentados pelos universitários.
Para lidar com esse momento de independência e encarar as novas responsabilidades sem dores de cabeça, trouxemos 4 dicas valiosas para que sua adaptação ao novo estilo de vida seja mais fácil e rápida:
1) Pesquise previamente o bairro ideal para você morar:
O 1° passo para facilitar a sua mudança, é acertar na localização do seu novo lar.
Para isso, avalie como será sua rotina na cidade onde irá estudar. Coloque no papel os critérios que o lugar precisa ter, como: supermercado, ponto de transporte, proximidade com a universidade, farmácias etc. Pesquise, ainda, os índices de segurança da região para garantir sua tranquilidade.
2) Escolha o imóvel que mais combine com você:
Opte por um lugar onde você se sinta bem e tenha espaço para realizar suas atividades acadêmicas.
Se seu orçamento for curto, os imóveis menores são boas opções por serem mais baratos. Além disso, são mais fáceis de limpar. Mas isso não significa que você deva abrir mão de uma infraestrutura básica de qualidade, que inclui: cozinha, banheiro, área de serviço e quarto.
Outro ponto importante é que seja um local calmo, onde você possa se concentrar nos estudos, sem grandes distrações.
3) Planeje suas finanças:
Geralmente, quando vamos morar sozinhos, vemos o tanto que os compromissos financeiros pesam em nossa vida. Isso porque, não há ninguém para dividir os boletos.
Para não passar apertado na sua vida solo, considere todas as contas importantes, como água, luz, internet, condomínio, alimentação e outras despesas essenciais.
O ideal é organizá-las em uma planilha e planejar o pagamento de acordo com suas finanças. Do contrário, você poderá chegar no final do mês no vermelho.
4) Organize sua rotina:
A administração de uma casa, por menor que ela seja, exige organização.
Planeje sua rotina alinhando as atividades da faculdade com o dia a dia da casa.
Lembre-se que é você quem será responsável por lavar sua roupa, faxinar a casa e fazer a comida, entre outras tarefas da rotina do lar.
Tudo isso leva tempo, principalmente no início, quando você ainda estará se adaptando à vida por conta própria. Com planejamento e organização, será mais fácil aliar o cotidiano da casa com os seus estudos.
- Artigo Anterior Quais fatores influenciam na valorização imobiliária?
- Próximo Artigo Principais dicas para adquirir um imóvel em 2025