Duda Imóveis

É evidente que o ano anterior foi desafiador e afetou a economia de modo global. Diversos setores, de diferentes nichos, sofreram consequências, mas o setor imobiliário se provou um investimento seguro.

A projeção dos dados coletados no final de 2020 de inúmeras pesquisas mostram uma perspectiva de crescimento muito positiva para 2021. Mesmo em processo de recuperação do cenário econômico podemos perceber que o setor imobiliário se torna uma ótima oportunidade de investimento e crescente de renda.

Um dos reflexos da crise foi a baixa da taxa Selic que é uma taxa básica de juros da economia que controla a inflação. Devido ao registro histórico em baixa da taxa Selic em 2% em 2020, resultando em juros baixos, a possibilidade do financiamento se torna ainda mais atrativa. Sendo assim, mesmo durante a pandemia, a procura por uma nova moradia aumenta, movimentando o mercado.

Segundo dados do Banco Central (BC) divulgados em novembro, o saldo dos financiamentos imobiliários atingiu o recorde de quase R$700 bilhões em outubro de 2020. Outra leitura que podemos fazer para validar se deve-se ou não investir no setor imobiliário, é o cenário da construção civil

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) relativa a novembro, a utilização da capacidade operacional no setor atingiu 63% no período, o maior nível desde dezembro de 2014. E, de acordo com o IBGE, o PIB da construção civil cresceu 5,6% no terceiro trimestre de 2020 em comparação com o segundo.

Ainda podemos levar em consideração que, por estarem mais tempo dentro de casa, as pessoas prezam cada dia mais as condições de seus lares. Novos parâmetros são estabelecidos procurando imóveis que se adequem para tal. Trata-se de uma mudança cultural da qual o setor só tende a ganhar. Segundo pesquisa da consultoria Brain, de acordo com o levantamento, realizado em junho com 1700 consumidores, 10% das pessoas que antes procuravam apartamento passaram a buscar uma casa.

Além disso, outros 20% responderam que as medidas de isolamento impostas pelo coronavírus interferiram na quantidade de cômodos. Em suma, investindo no mercado imobiliário, seja diretamente, adquirindo um imóvel, ou indiretamente, através de fundos imobiliários, as vantagens são : segurança, potencial de valorização e renda, uma ótima maneira de formar seu patrimônio e obter uma boa herança para proteger e zelar por sua família. Mesmo investidores da bolsa de valores e renda fixa possuem parte de sua carteira alocada no setor.

Como citado, os modos de investir podem variar. O modelo mais tradicional trata da construção ou compra de um imóvel podendo o mesmo ser alugado ou vendido conforme a valorização. Outro meio são os Fundos Imobiliários. Compram-se cotas de um empreendimento de grande porte de capital aberto, como shoppings ou hotéis, e o investidor pode entrar ou sair do fundo conforme desejar e achar interessante. Ainda há, os Títulos de Crédito Imobiliário, onde o retentor do título “empresta” seu dinheiro para uma instituição financeira, como um banco, para gerenciar operações de construção e/ou compra de imóveis, e, parte dos juros ganho são repassadas para o investidor.

Se você ficou interessado no tema, entre em contato com a Duda para analisarmos suas possibilidades no mercado! Atuamos há 36 anos, oferecendo segurança e credibilidade, para auxiliar quem procura vender ou alugar seu imóvel, nós nos responsabilizamos por anunciar, produzindo fotos e vídeos. Contamos com uma equipe especializada que estará pronta para atender e tirar suas dúvidas ou de possíveis interessados na sua propriedade, assim como marcar e acompanhar as visitas. Ou seja, contratando a Duda Imóveis, você evita as preocupações de anunciar e negociar, e ainda tem vantagens como a visibilidade e segurança de nossa plataforma, aumentando e agilizando a possibilidade de alugar ou vender seu imovel.

Lhe convidamos a assistir no canal do youtube da Duda Imóveis o programa Momento do investidor com nosso diretor Eduardo Mondardo.

Duda Imóveis

Este artigo foi produzido pela Duda Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!