Duda Imóveis

O seu sonho é adquirir o imóvel próprio mas não sabe como dar o primeiro passo? A Duda Imóveis vai lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre financiamento de imóveis e como realizar o seu sonho em 5 etapas.

 

 

De maneira geral, alguns bancos cumprem um papel de intermediador para que você possa adquirir seu imóvel próprio. É feita uma análise de crédito para saber qual a renda de todas as pessoas que irão morar no imóvel, assim será possível calcular o valor adequado de cada parcela, que deverá ser no máximo de 30% desse total.

Você pode dar uma entrada ao vendedor (proprietário) do imóvel, então, o banco entra em ação pagando a quantia restante. O valor financiado pode ser acrescido de taxas de juros, com isso, o imóvel fica no seu nome, mas só poderá ser negociado após ter a dívida com o banco quitada.

 

 

ESCOLHA O BANCO PARA O FINANCIAMENTO

Pesquise as condições de financiamento de cada banco e escolha aquele que melhor se adéqua ao seu bolso. Lembre-se que é importante juntar uma quantia considerável para a entrada, assim o saldo devedor a ser financiado fica menor.

 

USE SEU FGTS

Algumas pessoas têm esse direito mas não o conhecem. O saldo do seu FGTS, ou a soma do seu FGTS com o do seu cônjuge, podem ser usados para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, tanto para contratos firmados no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH), como para contratos firmados, a partir de 12/06/2021, no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) cujo valor de avaliação do imóvel objeto do financiamento esteja dentro do limite estabelecido para o SFH, conforme constante na Resolução CMN (Conselho Monetário Nacional).

 

É preciso se levar em conta algumas condições:

É preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes.

  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País.
  • Não ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência, ou onde exerce a sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.

A Caixa avalia a solicitação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.

 

APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOSAPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

Após ter escolhido o seu novo imóvel, assim como tipo de financiamento, você precisará fazer a comprovação da renda. Para isso, será necessário reunir os originais e as cópias desses documentos: RG e CPF, contracheques, declaração de estado civil, extratos bancários e declaração completa do imposto de renda.

 

LIBERAÇÃO DE CRÉDITO

Após a análise da renda e da análise cadastral, que consiste na consulta do seu nome em plataformas como o Serasa, é feita a aprovação do crédito, que possui um período limite para o uso do benefício (o dinheiro não é liberado ainda).

 

ANÁLISE DO IMÓVEL E LIBERAÇÃO DO PAGAMENTO

Após a aprovação do crédito, o banco solicita a um engenheiro, arquiteto ou uma empresa, a avaliação do imóvel. Assim, se o imóvel estiver dentro do valor estabelecido para financiamento, chegamos à etapa de elaboração e assinatura do contrato por você e pelo vendedor. Após o registro do contrato em cartório, o banco realiza o pagamento ao vendedor e você já começa a pagar ao banco 30 dias após a assinatura do contrato.

 

 

 

Duda Imóveis

Este artigo foi produzido pela Duda Imóveis. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!